Vamos saber um pouco sobre Ushuaia....é uma cidade da Argentina e capital da Província da Terra do Fogo. Seu nome provém do idioma indígena yagan: ushu + aia (fundo + baía = baía profunda), e é pronunciado em castelhano uˈswaʝa. Sua região foi habitada pelo homem desde milhares de anos, e foi colonizada por europeus a partir de meados do século XIX, que instalaram missões para catequização dos indígenas. Estes, porém, logo desapareceram sob o impacto da aculturação e da devastação causada por epidemias trazidas pelos colonizadores.
A cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local.
A partir da metade do século o presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes. Atualmente a cidade é um importante pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan da Ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo).
São muitos os pontos turísticos de Ushuaia, e aqui estão os lugares que eu mais gostaria de conhecer..
Primeiro...Trem do Fim do Mundo
O Trem do Fim do Mundo está localizado no Parque Nacional da Terra do Fogo. Antigamente, os presidiários eram transportados de trem para fornecer lenha a população. Hoje, é utilizado para resgatar a história da Patagônia. O ponto de partida do passeio histórico é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 km de Ushuaia. Durante o trajeto, são vistas florestas antigas, turfeiras, rios e a reconstrução de um assentamento nativo. Faz-se uma parada na cascata Macarena e a última parte do passeio é feito dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo.
Segundo...Cerro Castor
Cerro Castor esta localizado a 26 quilômetros de Ushuaia, no deslumbrante Parque Nacional Tierra del Fuego, no Fim do Mundo, inaugurado em 1999. Possui todos os serviços de um verdadeiro centro de esportes de neve. Oferece aos seus praticantes uma variada proposta de pistas e pistas externas ideais para todos os níveis de atletas. A estação de Cerro Castor oferece a temporada mais extensa de toda a América do Sul, oferecendo ótimas condições para a prática de esportes.
A Base....O Cerro do Castor encontra-se a somente 195 metros sobre o nível do mar,. E o cume alcança os 1057 metros sobre o nível do mar, uma altura inferior a de outros centros de esquí, evitando os sintomas do mal da altura. A estação intermediaria encontra-se a 480 metros sobre o nível do mar.
A Neve...qualidade da neve é excelente. A temperatura se mantém estável entre os 4 e -2 graus; impedindo o derretimento dos cristais da neve, evitando a transformação em gelo, originando uma neve em pó de ótima qualidade. Devido a temperatura ser muito baixa e o sol atinge diretamente as pistas já que estrategicamente elas estão localizadas sobre a ladeira sul da montanha, ajudando a conservar a neve melhor e por mais tempo. Desta forma, possibilita que a temporada continue até próximo de outubro em ótimas condições. Sendo assim, é considerada a temporada de esqui a mais extensa de toda América do Sul.
Pistas de Esquis...Cerro Castor tem uma superfície para a prática de esportes de mais de 18 quilômetros em 19 pistas dividida em principiantes, nível intermediário e avançado. O desnível é de 772 m. Além das atividades de esqui, podem-se fazer travessias nas tradicionais raquetes de neves.
O Centro possui uma pista de competição homologada F.I.S. e uma cabine de cronometragem para a organização de campeonatos nacionais e internacionais. As pistas alternativas são excelentes e muito variadas, ideais para snowboarders ou aqueles que procuram neve virgem ou esqui e snowboard extremo.
Serviços...o Centro de Esqui Cerro Castor possui lanchonetes na base, na parte intermediária e no topo da montanha, ainda no cume da montanha você encontrará um refúgio para se abrigar e descansar antes de mais uma descida. Na costa a 450 metros sobre o nível do mar, tem um amplo restaurante com capacidade para 350 pessoas e 1200 metros cobertos. Além disso, possui uma sala de primeiros socorros com ambulância permanente e uma loja com vestimentas e acessórios na base.
Terceiro....Museu do Fim do Mundo
O Museu do Fim do Mundo foi construído por Manuel Fernandéz em 1903. Foi entre 1911 e 1978 sede do banco nacional. Desde 1979 funciona como museu e é dedicado aos povos indígenas, a natureza, a história local e aos naufrágios ocorridos nas proximidades da cidade.
Quarto...Parque Nacional da Terra do Fogo
O Parque Nacional da Terra do Fogo é o mais austral do continente, com 63 mil hectares. Ocupa 6 km do Canal de Beagle e faz divisa com o Chile. A fauna é composta de guanacos, raposas vermelhas, castores canadenses e coelhos. O parque encontra-se localizado a 11 km de Ushuaia,é o único da Argentina que possui costas para o mar.
O parque tem admiráveis vistas de lagos, florestas e turfeiras para todos os amantes da natureza. A partir de Ushuaia, é possível realizar atividades como o trekking e passeios de caiaque pelo Rio Lapataia, de águas tranquilas e transparentes. Nas excursões pelo Canal de Beagle são avistados lobos marinhos, pinguins e cormoranes.
Quinto....Glaciar Martial
A 7 km da cidade, constitui a fonte de água potável mais importante de Ushuaia. Durante os meses de inverno, no monte Glaciar Martial funciona um Centro de Esqui. Do teleférico, tem-se vista para o Glaciar, Ushuaia, Canal de Beagle e da Ilha Navarino, no Chile.
Sexto....Parque Nacional Lapataia(bahia lapataia)
O Parque Nacional Lapataia está a 18 km de Ushuaia. Foi criado em 1960 para proteger a porção mais austral de bosques subantárticos. No parque é possível caminhar atrás do Canal de Beagle, pela Bahia Ensenada. A outra via de acesso é pela Bahia Lapataia, a mais utilizada pelos turistas.
Comentários
Postar um comentário